Situada no centro de Barcelona, é o principal símbolo universal da cidade. É uma enorme basílica católica que começou a ser construída em 1882, sendo o projeto inicial do arquiteto Francisco de Paula del Villar. Mas, em 1883 Gaudí assumiu a obra e esse projeto tornou-se seu principal trabalho, sendo responsável, até a sua morte. O Templo Expiatorio de la Sagrada Familia, é assim chamado, porque toda sua construção é sustentada por donativos. Disse Gaudí “El Templo Expiatorio de la Sagrada Familia lo hace el pueblo y se refleja en él. Es una obra que está en las manos de Dios y en la voluntad del pueblo.” Essa obra é simplesmente perfeita…
Acerca de mim
- Jacqueline Galvão
- Licenciada em Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) - Brasil. Professora e pesquisadora da língua e cultura Espanhola. Quero através deste Blog, aproximar as pessoas deste mundo que é único, publicando Rotas e Pontos Turísticos da ESPANHA... Este é um trabalho que desenvolvo a algum tempo, colhendo informações por lugares onde passei, vivendo a cultura e convivendo com sua gente. A ideia desse projeto é publicar a cultura e as peculiaridades desses lugares, aguçar a curiosidade e estimular o interesse por cada pedacinho das cidades espanholas. E agora, convido a você, embarcar nestas viagens cheias de descobertas."Buen viaje."
13 de novembro de 2011
La Rambla
Las Ramblas, são “ruas” típicas da Catalunha, e a mais famosa é a de Barcelona, que tem 1km200 de extensão, ligando a Praça de Catalunha ao Porto de Barcelona. La Rambla, encontra-se repleta de pessoas, bem como, comércios, artistas de rua, e uma enorme diversidade de cores e sabores, diariamente. Sem dúvida, é passagem obrigatória.
Obras Arquitetônicas de Gaudí - Casa Batlló
Gaudí, arquiteto espanhol, foi o maior representante do modernismo catalão. É responsável por várias obras arquitetônicas de Barcelona. Algumas delas, estão sendo retratadas aqui, como a Casa Batlló, Parque Güell e a Sagrada Familia. Outras, como Casa Mila – La Pedrera, Casa Vicens e Palau Güell, ficarão para uma outra edição do nosso blog. A casa Batlló, é um edifício com uma maravilhosa combinação de cores e design, localizada em Passeig de Gràcia 43, é uma obra completamente inovadora.
Parque Güell
Localizado na parte superior de Barcelona, foi construído entre 1900 e 1914 a pedido do empresário Eusebi Güell. É uma das obras de maior magnitude do arquiteto Antoni Gaudí, possui aproximadamente 20 hectares e em sua extensão pode-se verificar sua inspiração em formas orgânicas da natureza. A maioria das superfícies arqutetônicas do Parque estão cobertas por pedaços de cerâmicas e vidro, formando um enorme mosaico em cores. É simplesmente indescritível, é preciso confirmar com os próprios olhos.
Vista de Barcelona no Parque Montjuïc
Montjuïc, supostamente quer dizer “ Monte de los Judíos”, é uma maravilhosa montanha em Barcelona, que possui uma sua vista simplesmente espetacular. Na antiguidade serviu como lugar estratégico para defender a cidade, hoje é palco de várias instalações desportivas, bem como, de uma grande diversidade cultural, como o Museu de Arte da Catalunha. Outro destaque, desse maravilhoso ponto turístico, é a forma de acesso. Tem-se a opção do Teleférico de Montjuïc, que proporciona um passeio inesquecível, e a uma outra opção é o Funicular de Montjuïc, que é algo bastante inovador. Com certeza, vale a pena conhecer…
Museu Nacional de Arte da Catalunha
Localizado no Parque Montjuïc, é uma das melhores opções para conhecer a história da Catalunha. Em seu acervo, pode-se encontrar todos os tipos de artes (pinturas, esculturas, fotografias, desenhos), obras que remontam desde o século X até o século XX, retratando vários estilos de época. Mesmo da parte de fora do museu, tem-se uma visão sublime, e principalmente a noite, que o local conta com um ballet de luzes. É uma visita inesquecível.
Porto de Barcelona
É o quinto maior Porto do mundo em cruzeiros, e o maior do Mediterrâneo. Tem uma localização bastante estratégica, tanto por mar, quanto por terra, está ligado vários outros Portos. Na região portuária também pode-se encontrar uma das estátuas mais famosa da cidade, a do descobridor Cristóvão Colombo. A obra foi idealizada pelo arquiteto espanhol “ Gaietà Buïgas i Monravá" e construída em homenagem ao navegador, na praça do “Portal de la Pau”.
Culinária Catalã (Barcelona)
A gastronomia de Barcelona tem uma origem mediterrânica, com muitos legumes, frutas e peixes, regados com bastante azeite. Possui um cardápio recheado de molhos, como a picada, que é composto de alho, salsa, amêndoas fritas, pão e pinhão. Não esquecendo das entradas, como os Caracoles en Salsa (Caracóis no molho), Pa amb tomàquet (Pão esfregado com tomate e temperado com azeite e sal). E os pratos principais, Empedrat (Salada com tomate e feijão branco), Escudella de galets i carn d'olla, que é um tipo de cozido, que pode ser feito com carne bovina ou frango. E para completar esse repertório, o arsenal gastronómico Catalão conta com uma deliciosa oferta de Postres (sobremesas), como os Panellets, magnífico doce de amêndoas, dentre outros "dulces", que são simplesmente, sublimes. Não podem deixar de provar tudo...
Subscrever:
Mensagens (Atom)